Talvez essa seja a principal característica desse meio de transporte.
Muitas cidades estão regularizando o Uber, uma vez que boa parte da população acaba preferindo ir de Uber do que de Táxi.
O que também é vantajoso na empresa é que antes dos motoristas fazerem parte da empresa, eles passar por uma avaliação da Uber muito bem detalhada e criteriosa, com o objetivo de oferecer o melhor motorista para o usuário.
Claro que, isso não garante por completo a excelência do atendimento e do serviço prestado.
A Uber vai além: ele dá a voz para os usuários. Como? Com as avaliações.
Nota que motorista deve ter ser mantido na Uber
Nós sabemos que em relação as avaliações a Uber chega até o ponto de ser um pouco “chata”, porém é algo bacana, para que não caia a qualidade dos serviços os motoristas devem ter um padrão de notar positivas.
Veja abaixo qual nota você deve ter para continuar operando.
- Abaixo de 4,6: Muito arriscado;
- Em 4,6: Perigoso;
- Em 4,7: Razoável;
- Em 4,8: Confortável;
- Em 4,9: Seguro;
- Em 5: Extremamente Seguro.
O que são as avaliações?
A partir do momento que o usuário chega ao seu destino, ele pode classificar, avaliar a corrida, controlando e servindo como monitor de qualidade dos serviços prestados pelo motorista.
Assim, é possível classificar o motorista de 1 a 5 estrelas. Para a empresa, isso é muito eficiente, porque podem saber a qualidade de cada motorista e caso algum deles tenham avaliações baixas constantes, é pedido que seja feito um curso de reciclagem ou até o pedido de retirada do Uber, levando à demissão.
Por outro lado, os motoristas que recebem avaliações altíssimas, são ainda mais incentivados pelo Uber a continuar com a excelência do serviço, ganhando inclusive prêmios.
Não é à toa que, antes de entrar no Uber, os motoristas são motivados a tratar sempre os clientes com educação e simpatia, justamente para evitar expulsões ou classificações baixas.
Como melhorar sua Avaliação da Uber
O motorista deve ser sempre muito profissional para ter uma ótima avaliação do seu passageiro (pax), e isso se aplica por diversos motivos, veja algumas coisas que podem ser feitas para melhorar o desempenho:
- Quando chegar ao destino, informar ao cliente que você está dando 5 estrelas a ele, isso aumenta bastante as chances dele te dar uma avaliação de 5 estrelas;
- Oferecer aquelas famosas balinhas ao pax;
- Se a sua nota estiver ruim, tenta trabalhar um pouco mais durante o turno da noite, esse é o horário que sempre saem mais avaliações;
- Deixar sempre um copo ou garrafinha de água no seu carro para o pax;
- Vestir uma roupa adequada para trabalho, não usar bermudas ou regatas;
- Tratar o cliente como profissional, como seu motorista, não como um amigo.
Existem outras dicas que podem ser aproveitadas também, se você conhece algo mais, deixa ai nos comentários suas dicas para ajudar os outros motoristas.
Motoristas podem fazer Avaliações de Clientes
Existem passageiros que não sabem, mas não é somente os usuários que classificam os motoristas, acontece o oposto também.
O outro lado também pode classificar cada cliente, porque a Uber acredita que ambos os lados precisam ser educados, ter uma postura adequada.
Saiba que, independentemente se for usuário ou motorista, só é possível visualizar a avaliação média e não individual, para também respeitar a opinião de cada um.
Se você, como usuário, quer saber sua avaliação, basta acessar o aplicativo, clicar nos três pontinhos e depois na alternação “ajuda”. Em seguida, “conta” -> “como as avaliações funcionam” e apertar em “enviar”.
Você verá na tela a sua classificação.
Percebe-se que uma das características principais é justamente a comunicação, o feedback, essa voz para ambos os lados.
Isso faz com que todos sejam ouvidos e monitorados para que o serviço prestado pelo Uber seja de qualidade e que a viagem seja agradável. Uber é uma empresa séria que veio para facilitar o dia a dia daqueles usuários que estão sempre conectados e que precisam de uma carona.
E as avaliações do Uber oferece credibilidade, principalmente para aqueles motoristas que recebem notas altas. Por isso, se você já usa o aplicativo, não se esqueça de avaliar o motorista quando cumprir a sua jornada.
O mesmo vale para os motoristas!
Veja também