Segundo informações do portal de notícias UOL, está havendo a possibilidade de uma grande parte dos motoristas da Uber e 99 desligarem o aplicativo hoje, dia 08 de maio de 2019 para fazer um protesto contra as cobranças atuais e a forma como as empresas vêm lhe dando com os problemas do dia-dia.
RESUMO DA NOTÍCIA – UOL
- Associações e motoristas da Uber no Brasil aderem a protesto contra empresa
- Recomendação é que app seja desligado entre 00h desta noite e 23h59 de quarta (8)
- Ato acontece em meio à abertura do capital da Uber, que deve ocorrer nesta semana
- Motoristas brasileiros querem pagamentos melhores e mais segurança no aplicativo
- Alguns Estados também terão atos físicos; ação deve atingir outros apps como 99
Motoristas da Uber no Brasil decidiram aderir ao movimento internacional de protesto contra a empresa em razão da abertura de capital do aplicativo na Bolsa de Valores, que deverá ocorrer nesta sexta (10).
Por aqui, associações e condutores sugerem que todos desliguem o aplicativo a partir da 00h desta noite até as 23h59 desta quarta (8).
O UOL Tecnologia apurou que a adesão à greve parte tanto de motoristas independentes quanto de associações estaduais – envolverá ao menos São Paulo, Rio de Janeiro, Minais Gerais, Rio Grande do Sul. Tocantins, Pernambuco, Espírito Santo e Bahia.
A comunicação entre os condutores se dá por grupos de WhatsApp e Telegram, além de páginas do Facebook.
Os motoristas não conseguem estimar o potencial do ato, já que há apenas uma “sugestão” para que todos os condutores incomodados com práticas da empresa desliguem o app.
Além disso, um ato convocado por motoristas está programado para acontecer em São Paulo, no Vale do Anhangabaú, na manhã desta quarta (8).
Eles devem se deslocar até a Bolsa de Valores paulista. “A paralisação é por causa do IPO da Uber. É uma forma de retaliação. A Uber só está crescendo em valor.
Quem é que produziu isso? Foi o motorista, que não é reconhecido.
Não tem aumento há anos e os combustíveis estão aumentando duas vezes por semana”, afirmou ao UOL Tecnologia Eduardo Lima, presidente da Amasp (Associação dos Motoristas de Aplicativo de São Paulo).
Fonte: https://noticias.uol.com.br/tecnologia/noticias/redacao/2019/05/07/motoristas-da-uber-no-brasil-aderem-a-greve-mundial-e-vao-parar-por-24h.htm