No entanto, saber como começar e manter uma boa conduta determina o sucesso nessa empreitada. Saiba mais sobre esse serviço.
O que é ser um Uber moto?
Trabalhar como Uber moto significa atuar como autônomo que atende a demanda de trânsito, em especial, nas cidades grandes. Afinal, nesses locais tempo é dinheiro e o deslocamento entre um local e outro pode indicar um sucesso ou fracasso.
Imagine, em horário de pico, como seria atravessar a cidade de São Paulo, por exemplo, de norte a sul. Horas perdidas dentro de um carro ou transporte público. Então, o trajeto feito via moto agiliza o percurso e garante o cumprimento dos compromissos.
A Uber, a saber, está no mercado brasileiro desde 2014, no período da Copa do Mundo. Desde então, migrou seu atendimento antes focado no transporte de luxo, para o de passageiros de todos os tipos.
Desde janeiro de 2023, no entanto, ampliou seu raio de atuação ao cadastrar motociclistas parceiros para o serviço sob duas rodas. Entenda melhor essa novidade no conteúdo a seguir.
Como se cadastrar para trabalhar como Uber moto?
O cadastro para trabalhar como Uber moto pode ocorrer via app ou mesmo no site da empresa. Após o acesso, você deve fornecer suas informações pessoais para o cadastro dentro de uma das categorias de Uber.
Feito isso, o próximo passo é aguardar a avaliação e por consequência, a liberação da sua função como motociclista no aplicativo. Vale ressaltar que, para tanto, algumas exigências devem ser cumpridas, veja detalhes a seguir.
Requisitos
Para atuar como motorista sob duas rodas, o Uber, a saber, ampliou sua carteira de pré-requisitos. A empresa, por sua vez, compreende a segurança e todo o cuidado que deve ser no trato com passageiros em uma moto. Nesse sentido, exige:
- idade mínima de 21 anos de idade;
- possuir smartphone com plano de dados;
- CNH tipo “A” há dois anos, com a observação de atividade remunerada (EAR);
- estar em dia com as burocracias da moto, em especial, o licenciamento.
Este último requisito, a saber, não veicula a posse da moto ao motorista que solicita o cadastro. Porém, independente de ser dono ou não, a documentação deve ser legal e atender as exigências dos órgãos de trânsito.
Direitos e deveres
O motorista tem o direito de não precisar cumprir um horário fixo. O que o torna livre para trabalhar como quiser. Isso vale também para o tempo de vínculo com a empresa.
Ele também não pode ser substituído, ao passo que tem direito à onerosidade. Isso significa que a prestação de serviço à plataforma é remunerada.
Já como deveres, deve-se respeitar a política da empresa. Além disso, deve contratar o seguro de Acidentes Pessoais e a Passageiros (AAP) e pagar em dia o DPVAT (Seguro Obrigatório de Danos Terrestres), além das demais burocracias referentes a moto.
Quais são as dicas para ser um bom Uber moto?
Para ser motorista do Uber moto, deve-se seguir algumas regras básicas de ética e educação. Além disso, deve ser antenado à tecnologia, assim como a oportunidade de ganhar dinheiro. Dessa forma, um bom condutor preza pela:
- pontualidade;
- segurança;
- gentileza.
Veja a seguir essas características com mais detalhes. Ao passo que também há outros fatores que fazem a carreira de um motorista de aplicativo ser um sucesso, confira.
1- Atenção às oportunidades
Para um bom desempenho como motociclista de app, vale seguir uma rotina simples ao planejar seu dia de trabalho. Inclua na sua preparação a leitura das notícias do dia da cidade. Isso vai ajudar você a preparar um plano de atuação.
Caso haja previsão de chuva para o período da tarde, por exemplo, saiba quais pontos de alagamentos podem existir. Nesse sentido, em certas situações, a moto leva vantagem na passagem.
Outro ponto positivo de mapear as notícias é saber quando e onde ocorrem eventos como shows e exposições. Desse modo, você se prepara para trabalhar com uma demanda mais alta.
2 – Aproveite os períodos de trânsito
Da mesma maneira que é bom ter atenção à dinâmica da cidade, vale entender mais sobre os horários mais lucrativos ou com baixa demanda de motoristas, assim como os picos de trânsito.
Os finais de semana, bem como as madrugadas, são mais movimentados. Por sua vez, o período entre 23h e 06h costuma aumentar o valor da tarifa, haja visto a escassez de oferta.
Prefira estar próximo a bairros residenciais entre antes e depois do período comercial, uma vez que o deslocamento de vai e volta é comum aos trabalhadores. Na hora do almoço, por sua vez, esteja perto de hotéis, pois o horário de check-in é correspondente.
3 – Garanta estabilidade nos dados móveis
Ter um bom plano de celular é crucial para conseguir atender as demandas do dia a dia. Invista, nesse sentido, em um ótimo aparelho e não abra mão de andar com o carregador. Além disso, adquira um suporte para não carregar o celular na mão enquanto pilota.
Mantenha o app do Uber sempre atualizado, tal como o aplicativo de mapas que você tem costume. De modo geral, o Waze é o mais utilizado por contar com atualizações sobre trânsito, acidentes e outras demandas de tráfego.
4 – Priorize a segurança
Hoje em dia, a Uber permite que os motoristas cancelem corridas ao menor sinal de desconfiança. Antes de aceitar um novo passageiro, busque saber a avaliação dele no app. Use o recurso Uber Rewards, que premia bons e fiéis clientes.
Busque locais movimentados para estacionar enquanto aguarda a próxima corrida. Mapeie também as regiões de risco, ou seja, aquelas com maior incidência de furto ou roubo de celular. Na dúvida, busque pelos centros de atendimento Uber em SP ou em outras cidades.
Preze pela segurança do seu passageiro, acima de tudo. Mantenha o capacidade extra limpo e com condições seguras de rodagem. Lembre-se também de andar dentro da velocidade permitida. Ao tomar essas medidas, você assegura sua vida e a do carona.
5 – Seja gentil e educado
O contato em uma corrida de moto é diferente do que acontece nas viagens de carro. Nesta oportunidade, o motorista busca interagir com o passageiro.
No caso da moto, priorize a primeira impressão durante o embarque. Seja gentil, educado e solícito. Isso colabora para uma avaliação melhor dentro do aplicativo. Dessa forma, você garante certos privilégios por meio de boas notas.
6 – Atenda às burocracias
Zelar bem pela moto, vai além do cuidado com limpeza e seu funcionamento. Possuir documentos em dia e pagar os impostos devidos permite à você rodar com tranquilidade.
Também planeje seus ganhos em comparação aos seus gastos. É possível estimar, por exemplo, o gasto médio com combustível para um dia de serviço e assim, estipular o quanto precisa rodar para pagar essa demanda e o quanto, dessa forma, conseguirá lucrar.
Qual é o benefício de trabalhar como Uber moto?
Os benefícios de ser um Uber moto são elencados a partir da flexibilidade de atuação, assim como de um planejamento de custo-benefício. Ou seja, o quanto precisa trabalhar para viver e custear ações, como a manutenção da moto, por exemplo.
A flexibilidade, por sua vez, permite que tenha tempo livre para se dedicar à família ou a um hobby. Para tanto, conheça a dinâmica da cidade, bem como os melhores horários e locais de atuação, a fim de estabelecer uma rotina.
Lembre também de destinar um tempo para zelar por sua companheira de trabalho, ou seja, a moto. Manter o cuidado, como resultado, implica em poucas visitas ao mecânico e assim, maior tempo de vida útil ao meio de transporte.
Por último, lembre que o serviço autônomo também tem benefícios conferidos em lei. Para tanto, consulte um contador para se profissionalizar e estar em dia com o seu futuro.