Uber é uma empresa que visa benefícios para o motorista, o passageiro e o mundo. Neste artigo, iremos apresentar e explicar melhor uma das inúmeras modalidades da multinacional.
Segundo relatos de grupos no Facebook e conversando com amigos motoristas chegamos a conclusão que a UberPool não é um serviço que os motoristas gostam muito.
O que é UberPool?
O UberPool, como já dito anteriormente, é mais um dos braços da inovadora e gigante empresa mundial de caronas.
Essa modalidade é boa para o motorista e para o passageiro. Afinal, o passageiro economiza na viagem e o motorista fica menos ociosos, já que na teoria tem uma demanda grande de “corridas”, o que no caso não acontece!
Como funciona o UberPool?
De maneira bem simples e objetiva, o UberPool é uma espécie de carona compartilhada, isto é, você fará viagens com até 3 passageiros.
Com o sistema de localização e cruzamento de rotas, o Uber “acha” pessoas que terão o destino em comum ou que o trajeto seja o mesmo, com cada uma desembarcando em determinado ponto do caminho.
O problema é que você “pega vários passageiros de uma única vez e com isso você corre 4x mais risco de ser roubado ou ter mais problemas.
A mecânica é a seguinte:
O usuário preenche os campos de (ponto de partida” e “destino”;
O app solicita ao passageiro o número de lugares que serão ocupados (o máximo é de dois lugares por usuário);
Após o destino traçado e número de passageiro informado, o app se encarrega de encontrar pessoas que pediram o serviço e possuem trajeto semelhante, independente do ponto que irão desembarcar;
A viagem é feita e os passageiros descem nos pontos de chegada respectivos.
Vale a pena trabalhar com UberPool?
Você leu acima o que é e como funciona o UberPool, mas uma dúvida paira no ar: Afinal, vale a pena trabalhar com UberPool?
Se você já presta serviço a multinacional, sabe que, os outros serviços dá Uber são bacanas, sempre com muitas pessoas solicitando no aplicativo e o pagamento é sempre certo. Mas, caso haja incertezas, há pontos que devemos destacar e deixar ao seu critério de análise.
Com UberPool, você fica menos tempo parado (as vezes, nem sempre acontece), já que a demanda de passageiros é grande, pois é uma corrida compartilhada e, consequentemente, mais barata.
Isso significa que você ficará na “ativa” por mais tempo e ganhará na quantidade de viagens feitas.
Além disso, como o trajeto não será alterado e o “esforço” do seu carro será o mesmo, você gasta menos. Faça essa pergunta a você mesmo: “Gasto mais em uma ou quatro viagens?”.
A única vantagem eminente nessa modalidade é que o mundo agradece, já que há 5 pessoas no mesmo carro, e não 5 carros com cada uma dentro.
Quais são as exigências para o carro ser UberPool?
Diferente de outras modalidades do Uber (Select e Black), o Pool requer um conforto aos passageiros, mas nada que não seja encarado como mordomia.
Dê uma olhada no que é exigido:
Carros com ano e/ou modelo 2008 ou acima;
- 4 portas;
- 5 lugares;
- Ar condicionado.
E, como já é sabido (ou não!), não são aceitos, em nenhuma categoria, carros com placas vermelha, caminhonetes, vans e pick-ups.
Ademais, veículos que fujam do “padrão” de fábrica também não são aceitos: rebaixados, sinistrados, plotados ou com quaisquer alterações feitas que tirem a originalidade do veículo. Afinal, o carro deve ter seguro, e seguradoras não aceitam esses tipos de modificações.
O UberPool está disponível em quais cidades?
Atualmente, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro são as únicas em que o serviço está disponível.
Veja também